A Polícia Federal realiza a Operação Desertor nesta quinta-feira (26), com objetivo de apurar suposto esquema de corrupção eleitoral, no último pleito, envolvendo candidato ao cargo de vice-prefeito da cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano. O nome do candidato não foi revelado.
A PF detalhou que estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, quatro mandados de busca e apreensão de aparelhos celulares e um mandado de prisão preventiva.
Os mandados foram expedidos segundo o G1 pela Justiça Eleitoral de Luís Eduardo Magalhães. Eles estão sendo cumpridos na cidade e em João Dourado, também no oeste da Bahia.
Conforme apontam as investigações, que tiveram início em 12 de novembro, foram revelados indícios de que os envolvidos receberam propostas em dinheiro para abandonarem o partido ao qual pertenciam, com o objetivo de polarizar a disputa eleitoral entre dois candidatos.
O nome da operação, Desertor, faz alusão àquele que abandona suas convicções, seu compromisso ou a causa de que era defensor.
Os investigados responderão pelo crime de corrupção eleitoral, previsto artigo 299 do Código Eleitoral.