Maiza Leão foi oficializada como candidata a deputada estadual na convenção do Partido Progressista que aconteceu na sexta-feira (4), no Centro de Convenções de Salvador.
Maíza é formada em Economia pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia, mas está na política desde 2002, onde fez o gerenciamento do telemarketing político da ex-governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria. Além disso, ela também foi assessora parlamentar do então Deputado Federal Cacá Leão, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), já na Câmara Federal, foi assessora parlamentar do então vice-governador João Leão. Mas sua experiência política não para por aí, no ano de 2020 ela foi candidata a vereadora da cidade de Salvador, pelo Partido Progressista.
Devido aos longos anos de trabalho com a família Leão, Maíza desenvolveu uma relação de pai e filha com o vice-governador, e a convite do mesmo, ela aceitou o desafio de se candidatar a Deputada Estadual.
Em entrevista, Maíza destacou que o principal motivo de ter abraçado o pedido de Leão é o desejo de cuidar da saúde da população baiana: ” nesses 20 anos de política pude ver de perto o quadro da saúde pública no nosso estado. Vi milhares de pessoas morrendo na maldita fila da regulação, acompanhei pessoas -principalmente das cidades do interior da Bahia- com dificuldade de acessar os serviços mais especializados fornecidos pelo SUS, devido a centralização de infraestrutura na capital do estado.”
A candidata afirma que sua bagagem profissional trouxe a ela uma sensibilidade por essa área: “é revoltante ver a população baiana passando por tantas dificuldades ao precisar utilizar o sistema de saúde pública, mas o mais doloroso é observar que mesmo diante da necessidade essa é uma área que recebe baixíssimos investimentos da administração pública.” Por isso, ela pretende trabalhar firmemente para trazer avanços e oferecer saúde de qualidade para os baianos.