O leitor que perdoe o trocadilho, mas não é exagero dizer que o UP, mais novo partido político do Brasil, terá pela frente uma eleição cheia de “altas aventuras”.
Autorizada pelo Justiça Eleitoral em dezembro de 2019 a disputar as eleições, a Unidade Popular lançou candidaturas a prefeito em 15 municípios de 10 Estados. Em 18 municípios, alguém do UP compõe chapa como vice-prefeito. O partido disputa ainda assentos na câmara de vereadores de 100 municípios.
As capitais Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Goiânia (GO), Maceió (AL), Recife (PE) e Teresina (PI) contarão com candidaturas ao paço municipal. O partido de esquerda tem como uma das principais bandeiras a moradia popular.
É em Pernambuco onde o partido conseguiu maior adesão. Caruaru e Jaboatão dos Guararapes contam com chapas-puras. A capital Recife terá segundo a coluna Radar, um candidato a vice prefeito. Há ainda outros 20 candidatos a vereador em diversos municípios do Estado.
As informações são do TSE e foram compiladas pelo economista Arthur Fisch. Consultor de inteligência eleitoral da plataforma Confirma, ele também atua como pesquisador da FGV, onde participou do desenvolvimento da base de dados eleitorais CEPESPData.