A auxiliar administrativa Naiana Oliveira, 29 anos, nem teve tempo de desfazer a mala. Ela veio de São Paulo direto para a sede do Centro Universitário da Bahia, a Estácio FIB, em Salvador, para participar do concurso público para auditor fiscal. A prova objetiva, realizada na manhã de domingo (26), teve a participação 8.322 candidatos. Já a prova discursiva, aplicada no turno vespertino, teve a participação de 7.874 candidatos inscritos no concurso, promovido conjuntamente pelas secretarias da Administração (Saeb) e da Fazenda (Sefaz). Do total de 13.169 inscritos, se ausentaram 4.847 no turno matutino e 5.295 no vespertino.
A prova objetiva de conhecimentos gerais teve a duração de três horas, com a aplicação de 60 questões. As provas objetiva e discursiva de conhecimentos específicos tiveram duração de quarto horas e trinta minutos, somando 55 questões objetivas e uma discursiva. Para Naiana, que já estuda para concursos da área fiscal há cinco anos, este certame é um dos mais concorridos e, portanto, um dos mais difíceis do Brasil.
“Eu sou de Santo Antônio de Jesus, na Bahia, mas moro em São Paulo porque lá participo de um curso preparatório específico para essa categoria, que é muito concorrida. Faço provas no Brasil todo e a gente estuda muito pesado. Espero passar e não precisar mais estudar”, contou a auxilar administrativa, ao lado da amiga Isabela Paez, 24, também de Santo Antônio de Jesus. “Foram 2 horas e meia viajando para cá, incluindo o ferry boat, mas o deslocamento vale a pena”, garantiu.
Em companhia da equipe de Recursos Humanos da Saeb, presente no local de aplicação das provas, o superintendente de Recursos Humanos, Adriano Tambone, destacou o esforço feito por parte do governo estadual na realização de concursos públicos. “Em um momento difícil para a economia brasileira, o Estado se esforça para manter o seu quadro efetivo e suas principais atividades fins, especialmente para uma categoria tão importante que cuida da arrecadação”, disse.
Lançado em fevereiro deste ano, o concurso oferece 60 vagas, sendo que 24 são para a área de Administração, Finanças e Controle Interno; 17 para Tecnologia da Informação; e 19 para Administração Tributária. A próxima etapa do concurso, prevista em edital, compreende a prova de títulos com a participação dos candidatos habilitados na prova discursiva de conhecimentos específicos.
A divulgação dos resultados do certame – seja de cada uma das provas quanto de todas as publicações previstas em edital – será feito conjuntamente pela Saeb e Sefaz, no Diário Oficial do Estado (DOE).