segunda-feira 18 de novembro de 2024
Foto: Reprodução/Shutterstock
Home / NOTÍCIAS / Mais de 630 mil baianos voltam às urnas para definir novos prefeitos
sábado 28 de novembro de 2020 às 07:32h

Mais de 630 mil baianos voltam às urnas para definir novos prefeitos

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Mais de 630 mil baianos voltam às urnas amanhã para definir os novos prefeitos. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 400.549 eleitores em Feira de Santana estão aptos a votar neste segundo turno, já em Vitória da Conquista 231.176 pessoas podem votar neste domingo. Na Princesinha do Sertão, o atual prefeito Colbert Martins (MDB) e o deputado federal Zé Neto (PT) disputam a prefeitura.

No primeiro turno, conforme lembrou o Tribuna, o petista obteve 119.862 votos (41,55% dos votos), ante 110.146 de Colbert – o que representa 38,18% dos votos. A eleição em Feira teve 19,11% de abstenção, 2,99% votos brancos e 7,98,% votos nulos. É a primeira vez em 24 anos que acontece um segundo turno no município. A última vez foi em 1996, quando José Falcão e Josué Mello se enfrentaram.

Colbert, que é do grupo político do ex-prefeito José Ronaldo (DEM), disse que acredita na virada, já que perdeu na primeira etapa do pleito. “Eu confio na vitória. Temos o grupo mais forte, mais unido e estou pedindo as pessoas que me deem a oportunidade de assumir um mandato de quatro anos. Apresentamos as propostas adequadas e trabalho”, ressaltou, ao cutucar o governador Rui Costa (PT) que apoia Zé Neto. “O governo do estado que nunca vem (a Feira) praticamente está morando aqui esses dias. (…) O próprio governador parece que se mudou para Feira. Depois de oito anos (na verdade, Rui tem seis anos como governador), ele descobre Feira de Santana. Isso é bom”, ironizou.

Zé Neto tem 56 anos, é casado e tem superior completo. O vice é Roque Santos, do PP, que tem 48 anos. Já Colbert Martins tem 68 anos, é casado, e tem superior. O vice é Fernando de Fabinho, do DEM, que tem 63 anos.

Em Vitória da Conquista, o segundo turno será decidido entre o atual prefeito Herzem Gusmão (MDB) e Zé Raimundo (PT). É a terceira vez consecutiva que há segundo turno na cidade. A primeira vez aconteceu em 2012, quando Herzem Gusmão enfrentou Guilherme Menezes (PT) e perdeu. Em 2016, o segundo turno foi entre Herzem e Zé Raimundo, e o emedebista venceu. A Suíça Baiana, como é conhecida Conquista, é a terceira maior cidade do estado, e o terceiro maior colégio eleitoral do estado.

No primeiro turno, segundo dados do TSE, Zé Raimundo teve 81.721 votos (47,63% dos votos), ante 78.732 de Herzem Gusmão – o que representa 45,89% dos votos. A eleição em Vitória da Conquista teve 18,87% de abstenção, 2,18% votos brancos e 6,33% votos nulos. Zé Raimundo tem 70 anos, é casado, e tem superior completo. A vice é Luciana Oliveira, do PT, que tem 39 anos. Herzem tem 72 anos, é casado, e tem superior completo. A vice é Sheila Lemos, do DEM, que tem 48 anos.

Veja também

Senado derruba possibilidade de bloqueio de emendas, por 47 votos a 14

O Senado aprovou uma alteração no projeto de lei complementar das emendas parlamentares para retirar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!