Mais de 630 mil baianos voltam às urnas amanhã para definir os novos prefeitos. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 400.549 eleitores em Feira de Santana estão aptos a votar neste segundo turno, já em Vitória da Conquista 231.176 pessoas podem votar neste domingo. Na Princesinha do Sertão, o atual prefeito Colbert Martins (MDB) e o deputado federal Zé Neto (PT) disputam a prefeitura.
No primeiro turno, conforme lembrou o Tribuna, o petista obteve 119.862 votos (41,55% dos votos), ante 110.146 de Colbert – o que representa 38,18% dos votos. A eleição em Feira teve 19,11% de abstenção, 2,99% votos brancos e 7,98,% votos nulos. É a primeira vez em 24 anos que acontece um segundo turno no município. A última vez foi em 1996, quando José Falcão e Josué Mello se enfrentaram.
Colbert, que é do grupo político do ex-prefeito José Ronaldo (DEM), disse que acredita na virada, já que perdeu na primeira etapa do pleito. “Eu confio na vitória. Temos o grupo mais forte, mais unido e estou pedindo as pessoas que me deem a oportunidade de assumir um mandato de quatro anos. Apresentamos as propostas adequadas e trabalho”, ressaltou, ao cutucar o governador Rui Costa (PT) que apoia Zé Neto. “O governo do estado que nunca vem (a Feira) praticamente está morando aqui esses dias. (…) O próprio governador parece que se mudou para Feira. Depois de oito anos (na verdade, Rui tem seis anos como governador), ele descobre Feira de Santana. Isso é bom”, ironizou.
Zé Neto tem 56 anos, é casado e tem superior completo. O vice é Roque Santos, do PP, que tem 48 anos. Já Colbert Martins tem 68 anos, é casado, e tem superior. O vice é Fernando de Fabinho, do DEM, que tem 63 anos.
Em Vitória da Conquista, o segundo turno será decidido entre o atual prefeito Herzem Gusmão (MDB) e Zé Raimundo (PT). É a terceira vez consecutiva que há segundo turno na cidade. A primeira vez aconteceu em 2012, quando Herzem Gusmão enfrentou Guilherme Menezes (PT) e perdeu. Em 2016, o segundo turno foi entre Herzem e Zé Raimundo, e o emedebista venceu. A Suíça Baiana, como é conhecida Conquista, é a terceira maior cidade do estado, e o terceiro maior colégio eleitoral do estado.
No primeiro turno, segundo dados do TSE, Zé Raimundo teve 81.721 votos (47,63% dos votos), ante 78.732 de Herzem Gusmão – o que representa 45,89% dos votos. A eleição em Vitória da Conquista teve 18,87% de abstenção, 2,18% votos brancos e 6,33% votos nulos. Zé Raimundo tem 70 anos, é casado, e tem superior completo. A vice é Luciana Oliveira, do PT, que tem 39 anos. Herzem tem 72 anos, é casado, e tem superior completo. A vice é Sheila Lemos, do DEM, que tem 48 anos.