O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que até as 15h35 deste domingo (29) tinham sido substituídas 583 das 145.255 urnas eletrônicas reservadas para a votação nas 57 cidades (18 capitais e outros 39 municípios) onde há segundo turno das eleições municipais.
As 583 urnas substituídas correspondem, segundo o TSE, a 0,40% do total de equipamentos reservados para as eleições neste segundo turno (97.024 urnas em uso nas seções eleitorais e outras 48.231 urnas de contingência; 145.225, no total).
O estado que registrou maior número de urnas trocadas foi São Paulo, com 175 unidades. No Rio de Janeiro houve 165 urnas substituídas.
O TSE informou que uma seção do estado de São Paulo estava com votação manual. É a primeira que necessitou de votação manual na votação do segundo turno em todo o país.
A seção fica em uma escola municipal no bairro Cidade Patriarca, na zona leste na capital paulista, e a votação manual foi motivada por erro de hardware no sistema, segundo o TSE.
Justificativas
O TSE também informou que até as 14h55 deste domingo 604.098 eleitores tinham justificado ausência no segundo turno por meio do aplicativo e-Título, utilizado em celulares.
“Até o momento, o aplicativo tem funcionado adequadamente e sem instabilidade”, registrou o tribunal.
No primeiro turno, eleitores de todo o país relataram dificuldades para realizar a justificativa por meio do aplicativo.
Na ocasião, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, disse que o problema foi causado por downloads “de última hora”. Segundo o TSE, cerca de 16 milhões de eleitores estão cadastrados no e-Título.
Para evitar o congestionamento neste segundo turno, somente poderão usar o aplicativo os eleitores que baixaram o programa até as 23h59 de sábado (28).
Segundo a Justiça Eleitoral, o eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral no dia da eleição pode justificar a ausência por georreferenciamento, por meio do e-Título. Essa funcionalidade estará disponível somente neste domingo, dia da eleição, das 7h às 17h.
O app identificará que o eleitor está fora do município neste domingo e vai liberar a justificativa sem a necessidade de apresentação de documentos comprobatórios.