Mais de 5,4 milhões de veículos devem deixar a capital paulista rumo ao interior e ao litoral neste feriado prolongado de Carnaval, segundo a Artesp, agência do governo que regulamenta o funcionamento das estradas concedidas à iniciativa privada. Essas rodovias deverão receber 4,1 milhões de veículos, enquanto as estradas públicas, administradas pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem), poderão ter 1,3 milhão de veículos.
A previsão é de aumento no fluxo, sentido litoral, a partir das 15h da sexta-feira (17), durante todo o sábado (18) e domingo (19). Na segunda (20), deve haver aumento gradual do movimento durante todo o dia no retorno à capital. Na terça-feira (21), a previsão é fluxo intenso (sentido capital) o dia todo; na quarta-feira (22), fluxo intenso à tarde e à noite.
Em razão do aumento do fluxo, o Governo de São Paulo preparou um esquema especial de trânsito nas principais rodovias e na operação de balsas. No período de Carnaval, serão suspensas obras que causam interferências no tráfego e haverá restrições para circulação de veículos com cargas excepcionais.