domingo 26 de janeiro de 2025
Os eleitores irão escolher cinco candidatos nas eleições de 2022, deputado federal, estadual (ou distrital), senador, governador e presidente - Agência Brasil
Home / NOTÍCIAS / Mais de 11 milhões de eleitores baianos vão às urnas neste domingo (2)
sexta-feira 30 de setembro de 2022 às 18:04h

Mais de 11 milhões de eleitores baianos vão às urnas neste domingo (2)

NOTÍCIAS, POLÍTICA


De acordo com o UPB, neste domingo (2) os eleitores brasileiros vão às urnas escolher representantes nos Poderes Executivo e Legislativo. Ao todo, mais de 156 milhões de cidadãos vão fortalecer a democracia ao definirem os ocupantes de cargos públicos pelo próximo mandato. A Bahia tem mais de 11 milhões de eleitores aptos a votar, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No momento da votação a preparação é decisiva.

O eleitor deve apresentar documento de identificação com foto, que pode ser: Carteira de Identidade (RG), passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Caso o eleitor já tenha cadastro biométrico, ele também pode apresentar o aplicativo e-Título ao mesário como documento de identificação.

As seções eleitorais serão abertas às 8h e encerrarão os trabalhos às 17h do horário de Brasília. Pessoas de 60 anos ou mais têm prioridade na fila de votação.

Este ano, cinco cargos estão em disputa e a ordem de votação é: deputado ou deputada federal (quatro números); deputado ou deputada estadual (cinco números); senador ou senadora (três números); governador ou governadora (dois números); e Presidente da República (dois números).

O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com idade entre 16 e 18 anos. Os faltosos precisam justificar o voto. Deixar de votar por três eleições seguidas, ocasiona o cancelamento do título.

Este ano, as proibições de arma e celular fazem parte das novas regras de votação. Civis que carreguem armas, ainda que detentores de porte ou licença estadual, e membros das forças armadas não poderão se aproximar do local da votação a 100 metros da seção eleitoral. É proibido que eleitores entrem na cabine de votação com o celular. O aparelho deve ser entregue junto ao documento de identificação aos mesários. A medida visa resguardar o sigilo do voto previsto na Constituição.

Veja também

Batida entre caminhões mata três pessoas no interior da Bahia

Três pessoas morreram depois que dois caminhões bateram de frente, na madrugada deste sábado (25), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!