De acordo com o UPB, neste domingo (2) os eleitores brasileiros vão às urnas escolher representantes nos Poderes Executivo e Legislativo. Ao todo, mais de 156 milhões de cidadãos vão fortalecer a democracia ao definirem os ocupantes de cargos públicos pelo próximo mandato. A Bahia tem mais de 11 milhões de eleitores aptos a votar, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No momento da votação a preparação é decisiva.
O eleitor deve apresentar documento de identificação com foto, que pode ser: Carteira de Identidade (RG), passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Caso o eleitor já tenha cadastro biométrico, ele também pode apresentar o aplicativo e-Título ao mesário como documento de identificação.
As seções eleitorais serão abertas às 8h e encerrarão os trabalhos às 17h do horário de Brasília. Pessoas de 60 anos ou mais têm prioridade na fila de votação.
Este ano, cinco cargos estão em disputa e a ordem de votação é: deputado ou deputada federal (quatro números); deputado ou deputada estadual (cinco números); senador ou senadora (três números); governador ou governadora (dois números); e Presidente da República (dois números).
O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com idade entre 16 e 18 anos. Os faltosos precisam justificar o voto. Deixar de votar por três eleições seguidas, ocasiona o cancelamento do título.
Este ano, as proibições de arma e celular fazem parte das novas regras de votação. Civis que carreguem armas, ainda que detentores de porte ou licença estadual, e membros das forças armadas não poderão se aproximar do local da votação a 100 metros da seção eleitoral. É proibido que eleitores entrem na cabine de votação com o celular. O aparelho deve ser entregue junto ao documento de identificação aos mesários. A medida visa resguardar o sigilo do voto previsto na Constituição.