domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Michele Brito/SJDHDS
Home / NOTÍCIAS / Mais de 1 milhão de baianos são atendidos por programas de segurança alimentar
domingo 5 de janeiro de 2020 às 06:32h

Mais de 1 milhão de baianos são atendidos por programas de segurança alimentar

NOTÍCIAS


“A Bahia tem uma posição de vanguarda nas políticas de segurança alimentar, e nossa relação é sempre muito afinada com as ações desenvolvidas e defendidas pela FAO”, disse Rose Pondé

Os programas da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), coordenados pela Superintendência de Inclusão e Segurança Alimentar, fortaleceram as ações de políticas sociais voltadas para a redução da vulnerabilidade alimentar da população baiana em 2019.

Ações como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Cisternas e os Restaurantes Populares (RPs) asseguraram alimentação saudável e segurança alimentar para as famílias mais pobres, além de fortalecer a agricultura familiar, que desempenhou grande destaque no ano.

A partir da compra dos alimentos produzidos por agricultores familiares, a SJDHDS, com a participação dos municípios, faz a doação dos produtos para as famílias ou entidades que estão cadastradas no PAA Alimentos, identificadas em situação de insegurança alimentar. Somente em 2019, o programa distribuiu mais de 1,5 milhão de quilos de alimentos a milhares de famílias baianas. Dividido em duas modalidades (mista e direta), o PAA foi responsável por cadastrar cerca de 2 mil agricultores e beneficiar 300 entidades, garantindo acesso à alimentação de qualidade para milhares de famílias, principalmente, nas zonas rurais do estado.

Na mesma perspectiva de garantir a segurança alimentar da população, o PAA Leite combate a fome e a desnutrição infantil ao adquirir e distribuir leite bovino e caprino às famílias em situação de vulnerabilidade social. Em 2019, 5,6 milhões de litros de leite foram distribuídos em 99 municípios da Bahia, dentre eles Irará, município que é um dos exemplos de sucesso do programa, onde são distribuídos 400 litros de leite bovino por dia em creches, escolas, associações e Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da cidade.

1 milhão de refeições

Em Salvador, a garantia de acesso à alimentação saudável e com valor nutricional para a população ocorre por meio dos Restaurantes Populares, localizados nos bairros do Comércio e da Liberdade. Em 2019, foram servidas 1.220.122 refeições, sendo, deste total, 8.884 refeições destinadas a crianças menores de cinco anos, atendidas de forma gratuita em razão do combate à desnutrição infantil.

Além do fornecimento de alimentação de qualidade e com baixo custo, que impacta diretamente na saúde dos beneficiários, profissionais, junto a estudantes da área, ofertam acompanhamento nutricional e atividades educativas nos RPs, como oficinas de aproveitamento integral dos alimentos, aferição da pressão arterial, atividades lúdicas sobre alimentação saudável e orientação sobre os benefícios da alimentação para o combate de algumas doenças.

Os Restaurantes Populares também receberam, em 2019, uma visita da Delegação Internacional da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), com o objetivo de conhecer os resultados das políticas de justiça social, alimentação saudável e sustentabilidade na Bahia.

“A Bahia tem uma posição de vanguarda nas políticas de segurança alimentar, e nossa relação é sempre muito afinada com as ações desenvolvidas e defendidas pela FAO. Nossos Restaurantes Populares, além de servir quase 5 mil refeições por dia a pessoas em situação de vulnerabilidade, também têm foco na oferta de alimentação balanceada e com base agroecológica, integrando as das políticas públicas da agricultura familiar e de acesso a alimentação”, explicou a superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar, Rose Pondé.

Veja também

Quem é Luiz Galeazzi, empresário que pilotava avião que caiu em Gramado

O empresário Luiz Galeazzi, que pilotava a aeronave que caiu em Gramado, na manhã deste domingo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!