sábado 22 de fevereiro de 2025
Foto: Myke Sena/Metrópoles/Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Maioria é contra transferência de serviços de cartórios para prefeituras ou empresas, aponta pesquisa
sábado 31 de dezembro de 2022 às 17:20h

Maioria é contra transferência de serviços de cartórios para prefeituras ou empresas, aponta pesquisa

NOTÍCIAS


Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 30, mostra que 69% dos brasileiros são contra a migração das atividades exercidas pelos cartórios para prefeituras ou outros órgãos públicos. As informações são do site Estadão.

O índice é ainda maior na hipótese de transferência das atividades de serventia para empresas privadas: 71% se opõem à mudança.

Para ser tabelião ou oficial de registro no Brasil é preciso ser formado em Direito e aprovado em concurso público. O País tem hoje 13.440 cartórios. Eles são fiscalizados pela Corregedoria-Geral dos Tribunais de Justiça dos Estados. A arrecadação de impostos por notários e registradores em 2022 foi de R$ 62 bilhões.

Os cartórios são responsáveis pela emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito, pelo registro de imóveis e documentos e ainda por lavrar escrituras de compra e venda, permuta e doações de bens e testamentos.

O levantamento do Datafolha mostra que os cartórios registraram 2.354.305 nascimentos, 1.361.822 óbitos e 814.576 casamentos até 30 de novembro de 2022. Os testamentos superam a marca dos 33.685.

A pesquisa também aponta que a confiança nos cartórios é a maior entre outros 14 órgãos públicos e privados, com 76% de ótimo e bom. A comparação levou em consideração órgãos como as Forças Armadas, Correios, Detran, bancos e Poder Judiciário.

O levantamento foi contratado pela Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR) e pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR). O Datafolha ouviu 944 pessoas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília.

Veja também

Operário morre após ser atropelado por rolo compactador em obra de estrada na Bahia

Um funcionário de uma obra morreu após ser atropelado por um rolo compactador, na tarde …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!