Um levantamento divulgado nesta última sexta-feira (13) pelo Instituto Paraná Pesquisas mostrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desponta como favorito para as eleições de 2026. Com 51% de aprovação e 38.2% de avaliação ótima ou boa, o petista lidera na pesquisa espontânea (quando os nomes não são apresentados para as pessoas ouvidas) e nos quatro cenários estimulados (quando o pesquisador mostra alguns nomes a serem escolhidos).
O primeiro cenário coloca em disputa todos os principais possíveis participantes do pleito em 2026: Lula, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), o senador Sergio Moro (União Brasil), o ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), a senadora Tereza Cristina (PP), e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil). O atual chefe do Executivo lidera com 36,6%, seguido por Tarcísio, com 12,7% (veja abaixo).
O segundo cenário apresenta menos candidatos. Lula mostra desempenho um pouco superior, com 37,6% das intenções de voto. O segundo colocado também é o governador de São Paulo, preferido de 18,9% dos eleitores ouvidos pela Paraná Pesquisas. Tebet (9%), Ciro Gomes (8,7%) e Eduardo Leite (3,7%) aparecem distantes dos dois primeiros.
O terceiro cenário tem Zema no lugar de Tarcísio de Freitas como principal nome da direita — os outros nomes são os mesmos. Neste panorama, o atual presidente chega aos mesmos 37,6%, mas o quadro do Novo não alcança o mesmo desempenho de Tarcísio: 15,3%. Já na quarta hipótese, Ratinho Júnior é o representante da direita. Seu potencial de conquistar votos se mostra pior que os dos outros dois governadores neste momento, o que deixa Lula com a maior vantagem em todos os cenários.