A Vestas Wind Systems é uma empresa dinamarquesa especializada em turbinas eólicas. Há vários anos que ela trabalha no protótipo V236-15.0 MW, que como o próprio nome sugere, tinha a ambição de gerar 15 Megawatt. O aparelho gerou seus primeiros watts em dezembro passado e a Vestas aumentou gradativamente a carga para atingir a meta.
A superestrutura tem 280 metros de altura com uma extensão de lâmina de 236 metros. Para fazer uma comparação, é quase a altura da Torre Eiffel (324m). Um “monstro” capaz de resistir ao vento em uma superfície de rotação de mais de 43.000 metros quadrados. Cada pá mede mais de 115 metros, o que equivale à altura total de muitas turbinas eólicas “comuns”.
The V236-15.0 MW™ prototype reaches 15 MW nominal power rating. Installed in December 2022 the turbine produced its first kWh shortly after. After a production ramp-up period according to the testing and verification campaign, it reached 15 MW for the very first time last week. pic.twitter.com/CoyaIeYEMB
— Vestas Wind Systems (@Vestas) April 3, 2023
Ir o mais alto possível também tem um motivo de eficiência energética. Quanto mais alto você sobe, mais fortes são as correntes de ar. Apanhar estas correntes de ar é essencial, principalmente no mar, onde o potencial é ainda maior do que em terra.
Uma turbina eólica que “decola”
Esta é uma turbina eólica offshore que não se destina a estar em terra. Ela está atualmente no centro de testes em Østerild, norte da Dinamarca. É lá, banhada pelo vento, que a Vestas testa os seus novos protótipos.
Criar parques eólicos para abastecer as costas faz parte dos planos. Uma única turbina eólica V236-15.0 MW é capaz de produzir 80 GWh (gigawatt-hora), que dá mais ou menos o consumo de 20 mil lares europeus. Isso é aproximadamente o equivalente ao consumo de eletricidade dos habitantes de uma cidade de 50 mil habitantes.
Em termos de economia de emissão de CO2, a turbina eólica oferece 38 mil toneladas a menos de emissões de dióxido de carbono. Isso equivale a retirar de circulação aproximadamente 25 mil vagões térmicos. O lançamento da V236-15.0 MW está previsto para o terceiro trimestre de 2023, para projetos offshore de Nova Jersey e Nova York.