quinta-feira 4 de julho de 2024
Foto: Getty Images
Home / DESTAQUE / Maior parte dos brasileiros acredita que a IA mudará o seu trabalho, segundo pesquisa
sexta-feira 15 de setembro de 2023 às 06:13h

Maior parte dos brasileiros acredita que a IA mudará o seu trabalho, segundo pesquisa

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn com cerca de 1.500 profissionais brasileiros apontou que 74% das pessoas acreditam que a Inteligência Artificial mudará a forma como trabalham no próximo ano. A partir disso, 85% dizem que estão confiantes em integrar a IA em suas tarefas para alcançar melhores resultados, crescimento profissional e sucesso pessoal, e 62% afirmam que querem aprender mais sobre a tecnologia, mas não sabem como.

Além disso, mais da metade (52%) dos profissionais contam que estão entusiasmados para usar a IA para os ajudar a serem mais produtivos, e 58% acreditam que a Inteligência Artificial os ajudará a avançar em suas carreiras.

Alguns já enxergam aplicações práticas da tecnologia: 76% planejam usar a IA para dizer adeus às tarefas de trabalho mais repetitivas ou operacionais, 67% esperam que isso os poupará de situações embaraçosas, pois usarão a IA para fazer perguntas que teriam vergonha de fazer aos colegas, e 65% querem usá-la para aconselhamento profissional.

Por outro lado, 25% dos entrevistados relatam estarem se sentindo sobrecarregados com a chegada da IA em seus fluxos de trabalho e 38% revelam que ainda não receberam qualquer treinamento sobre o assunto.

Karuna Lopes, head de comunicação do LinkedIn para América Latina e Ibéria, explica que é compreensível que os profissionais estejam se sentindo sobrecarregados e tenham sentimentos confusos com relação à Inteligência Artificial. “Muitos não sabem por onde começar e estão preocupados com a possibilidade de ficarem para trás”, diz.

Segundo ela, a competitividade do mercado deverá demandar que os profissionais estejam preparados para navegar nas novas tecnologias. Porém, ela lembra que os trabalhadores precisarão cada vez mais adquirir competências que só os humanos podem desempenhar, como pensamento criativo, liderança, comunicação e ética.

“Ainda é um pouco cedo para dizer qual será o impacto da IA [no mercado de trabalho], mas acreditamos que grande parte das funções que existem hoje, bem como as competências necessárias, irão mudar”, prevê.

Ela continua: “embora varie de trabalho para trabalho e de setor para setor, o que acreditamos é que a IA não substituirá nossos empregos, mas nos ajudará a eliminar muitas de nossas tarefas diárias – mais operacionais-, nos permitindo fazer o trabalho que somos exclusivamente capazes”.

Aprendizado contínuo

Lopes destaca que novidades relacionadas à IA surgem todos os dias e, por isso, o aprendizado contínuo é essencial para aqueles que querem se preparar para este cenário. “A dica é acompanhar o mercado, seguir especialistas sobre o assunto para ficar por dentro das movimentações e buscar capacitação”, recomenda.

O próprio LinkedIn, por exemplo, está disponibilizando cursos gratuitos sobre IA até o final do ano.

Na visão da especialista, não há problema em se sentir um pouco apreensivo com relação à chegada da IA. No entanto, ela lembra que as mudanças não devem acontecer da noite para o dia. “São transformações de longo prazo e você pode trabalhar para fazer parte da mudança, e não apenas ser impactado por ela”.

Veja também

‘Comunicação bem-feita melhora tudo’, diz Haddad depois de queda do dólar

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi questionado por jornalistas em Brasília nesta quarta-feira (3) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!