sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação/Exército
Home / NOTÍCIAS / Maior exercício de ‘Defesa Antiaérea da América Latina’ tem início no Brasil
domingo 4 de agosto de 2024 às 15:35h

Maior exercício de ‘Defesa Antiaérea da América Latina’ tem início no Brasil

NOTÍCIAS


No dia 31 de julho, iniciaram as atividades da Operação Sagitta Primus, o maior exercício de defesa antiaérea da América Latina. Coordenado pelo Comando de Defesa Antiaérea do Exército, o exercício tem a duração de dez dias e reúne cerca de 500 militares, de 15 organizações de todas as regiões do país.

No primeiro dia, foram realizadas instruções com armamentos antiaéreos – como os mísseis IGLA e RBS-70 –, avaliação da prontidão das unidades e resolução de Problemas Militares Simulados, situações hipotéticas para testar a capacidade de resposta da tropa. A operação, realizada anualmente, acontece no Campo de Instrução de Formosa, no Forte Santa Bárbara.

Os disparos reais, problemas simulados e avaliações servem a diversos propósitos, como certificar a Força Especializada de Emprego E
stratégico. Isso garante que as unidades militares de defesa antiaérea estejam treinadas e prontas para atuar rapidamente contra uma ameaça à soberania aeroespacial brasileira. A Operação Sagitta Primus também visa treinar os procedimentos operacionais das tropas e buscar respostas para novos desafios. No caso da defesa antiaérea, um desdobramento recente no cenário dos conflitos contemporâneos é o emprego de aeronaves não tripuladas – os drones – e suas novas aplicações em combate.

​​​​​​Nos próximos dias, novas atividades serão realizadas, como o apronto operacional – com a inspeção da tropa e de seus equipamentos –, o adestramento da Artilharia Antiaérea e os disparos reais de armamento antiaéreo.

O Comando de Defesa Antiaérea do Exército

Sediado no interior de São Paulo, o Comando de Defesa Antiaérea é o maior escalão de Artilharia Antiaérea do Brasil. Sua missão é coordenar e controlar as unidades de Artilharia Antiaérea do Exército, em conjunto com as outras Forças Armadas, para garantir a defesa do espaço aéreo nacional. Entre os equipamentos empregados, estão o míssil portátil IGLA-S, o míssil telecomandado RBS-70 e o blindado antiaéreo Gepard, armamentos destinados a neutralizar o ataque de aviões e helicópteros, bem como o radar de fabricação nacional SABER M60, para detectar alvos em voo.

O Comando é composto por seis Grupos de Artilharia Antiaérea, localizados em pontos estratégicos do território, no Rio de Janeiro (RJ), Praia Grande (SP), Caxias do Sul (RS), Sete Lagoas (MG), Brasília (DF) e Manaus (AM). Também integra o Comando o Batalhão de Manutenção e Suprimentos, em Osasco (SP), e a Bateria de Comando, que, assim como o próprio Comando, está localizada no Forte dos Andradas, no Guarujá (SP).

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!