A maior produtora de petróleo bruto offshore da China, a Bohai Oilfield, viu sua produção anual de petróleo e gás superar 36,8 milhões de toneladas equivalentes de petróleo em 2023.
Esse marco inclui recordes de 34 milhões de toneladas de petróleo bruto e 3,5 bilhões de metros cúbicos de gás natural, informou a filial de Tianjin da China National Offshore Oil Corporation (CNOOC) nesta sexta-feira.
O aumento da produção de petróleo bruto em relação ao ano anterior foi de quase 2,3 milhões de toneladas, representando cerca de metade do aumento total do petróleo bruto na China.
Desde a construção da base, em 1965, mais de 50 campos de petróleo e gás e cerca de 200 instalações de produção foram desenvolvidos, tornando a Bohai Oilfield o principal campo petrolífero com maior produção e maior escala em águas chinesas. Sua produção diária de petróleo e gás ultrapassou 100 mil toneladas equivalentes de petróleo.
Segundo Yan Hongtao, gerente-geral da CNOOC Tianjin, a Bohai Oilfield desempenha um papel importante no fornecimento de petróleo e gás offshore na China.
O campo petrolífero pretende atingir uma produção anual de petróleo e gás acima de 40 milhões de toneladas até 2025. Este ano será crucial para alcançar essa empreitada, disse Yan.