terça-feira 19 de novembro de 2024
As abordagens feitas pela polícia francesa no espaço público costumam ser pautadas por “caracterização étnica ou racial”, denunciam associações. AFP - PHILIPPE HUGUEN
Home / Mundo / MUNDO / Maior abordagem policial de negros e árabes? Conselho de Estado francês analisa queixa de associações
sexta-feira 29 de setembro de 2023 às 09:15h

Maior abordagem policial de negros e árabes? Conselho de Estado francês analisa queixa de associações

MUNDO, NOTÍCIAS


Entre as associações que iniciaram o processo, em 2021, estão três organizações das periferias de Lyon e Paris e outras três de peso mundial: Anistia Internacional, Human Rights Watch e Open Society Foundation. Ao jornal Libération, o advogado das entidades afirma que a iniciativa deseja que as práticas discriminatórias sejam, em primeiro lugar, reconhecidas pelo Estado francês, e na sequência, que os procedimentos sejam orientados a mudar.

Em caso de vitória, seria a primeira vez na França que uma queixa de associações de direitos humanos resultaria na obrigatoriedade legal da polícia revisar suas práticas, destaca o jornal.

O diário explica que foi necessário recorrer ao Conselho de Estado porque, até este estágio, o Ministério do Interior da França ignorou as advertências anteriores encaminhadas pelas organizações – apesar de o próprio presidente da República, Emmanuel Macron, ter admitido, em 2020, que “quando temos uma cor de pele que não é branca, somos bem mais abordados” pela polícia.

Condenações prévias

Essa ação ocorre após uma série de condenações judiciais isoladas da polícia nos últimos dez anos, como a reivindicada por três adolescentes em Paris, em 2017, em meio a um passeio escolar. A Justiça considerou que “as características físicas das pessoas, em especial a origem delas, a idade e o sexo, foram as causas reais da abordagem”.

O Libération ressalta que diversos estudos sociológicos publicados desde 2010 atestaram as discriminações policiais, a exemplo de um de 2017 que mostrou que um jovem negro ou árabe tem 20 vezes mais chances que os demais de ser abordado pela polícia francesa.

Veja também

Flávio Bolsonaro sobre plano contra Lula, Alckmin e Moraes: Pensar em matar alguém não é crime

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e senador, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), escreveu em seu …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!