O ex-candidato a vice-prefeito de Salvador nas eleições de 2020, Magno Lavigne, foi afastado da direção do partido Rede na Bahia conforme o Bahia Notícias.
A decisão foi tomada por unanimidade de acordo com Iaraci Dias, porta-voz da sigla no estado, após reunião do diretório da legenda. No encontro, a comissão ainda abriu processo ético-disciplinar contra Magno, com suspensão das funções dele no partido.
Ainda segundo Iaraci, o processo será enviado à Comissão de Ética Estadual por “graves violações ao código de ética do partido e condutas não condizentes com os valores, princípios e práticas políticas estabelecidas no seu estatuto”. “É a primeira vez que um filiado é submetido a processo ético disciplinar no estado. Não toleramos atitudes ofensivas, desrespeitosas e de infidelidade partidária”, relata Iaraci.
A sigla ainda rebateu a acusação de que se aproximou da direita. “O partido fez várias coligações vitoriosas no campo democrático, centro-esquerda e esquerda. Em Vitória da Conquista, deliberamos ‘não a Herzem’ e dirigentes apoiaram Zé Raimundo (PT). Em Juazeiro temos relação histórica com o professor Joseph Bandeira e integramos a coligação que pela primeira vez elegeu uma mulher prefeita, Suzana Ramos (PSDB)”, apontou José Itamario, dirigente estadual da legenda.