Os Juízes Renata Mirtes e Joséfison Oliveira, integrantes do Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), percorreram as varas em Salvador. Eles conversaram com Magistrados sobre a importância da conscientização e a adoção de medidas sustentáveis em suas unidades.
Entre as recomendações, os Magistrados destacaram a necessidade de promover a substituição gradual dos copos de água mineral por garrafões retornáveis e bebedores, além da utilização de meios digitais para a tramitação de documentos, sempre que possível, para evitar o uso de papel. Outras dicas sustentáveis focaram o racionamento de energia e uso adequado da água.
“Buscamos promover a mobilização e conscientização para atitudes diárias que proporcionem mudanças positivas em prol da coletividade. Quando a unidade troca o uso de copos de água mineral por garrafões, por exemplo, elimina uma grande quantidade de plástico no meio ambiente”, citou a Juíza Renata Mirtes. Ela lembrou também que a simples redução da fonte, em caso de impressões, já diminui o uso de papel e tinta.
A Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), Juíza Elbia Araújo, destacou a importância da ação, e afirmou que instituição também estará mobilizada e contribuindo para que atitudes cotidianas contribuam para um meio ambiente mais sustentável.
Magistrados do Núcleo Socioambiental, presidido pela Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho, continuarão a realizar visitas a outras unidades a fim de sensibilizar colegas sobre a importância das ações voltadas para o cuidado com o Meio Ambiente.