Assim como fez na eleição de 2012, quando ACM Neto (União Brasil) foi eleito pela primeira vez prefeito de Salvador, Maria do Rosário – mãe do ex-gestor – tem segundo o jornal Tribuna, “entrado de cabeça” na eleição do filho para governador da Bahia.
O evento do projeto batizado de “Mobiliza Bahia”, que aconteceu nesta semana no Centro de Convenções de Salvador, a fim de atrair apoiadores para a campanha de ACM Neto, foi organizado por ela.
“O Mobiliza Bahia é uma rede de mobilização, engajamento, acreditando que a Bahia pode mais. Estamos engajando todos aqueles que acreditam que a Bahia pode mais, que querem uma Bahia melhor, mais desenvolvida, mais próspera, com reais oportunidades. Essa rede hoje já consta só em Salvador com mais ou menos 6 mil integrantes. Todos muito atuantes. A gente registra inclusive com fotos todas as reuniões que já tivemos desde março para cá. Não é algo que tenha sido criado recente”, disse Maria do Rosário à Tribuna.
Maria do Rosário abandonou a psicologia para cuidar da carreira política do ex-prefeito. “Eu sempre acompanhei a trajetória de ACM Neto, desde quando ele se lançou pela primeira vez candidato a deputado federal, que já tem mais ou menos uns 20 anos e sempre atuei na verdade como colaboradora, pois acredito que todos nós, de fato, podemos, de alguma forma, contribuir”, afirmou ela.
Em entrevista à Folha na eleição de 2012, contou que os primeiros contatos com a política surgiram nas eleições do sogro, o ex-senador Antonio Carlos Magalhães, que define como “homem bastante afetuoso”. Ela disse ainda que o “legado do avô é muito forte” para ACM Neto.
Na eleição de 2018, Rosário queria que ACM Neto fosse candidato a governador. Na época, a família se dividiu porque o pai, o empresário ACM Júnior, queria que o filho encerrasse o mandato como prefeito de Salvador, o que acabou acontecendo. “Eu sempre vi um grande potencial em Neto para enfrentar novos desafios, mas ele acertadamente cumpriu o seu mandato até o fim na prefeitura. Hoje, eu sei que está infinitamente mais preparado para governar o nosso estado. Ele se preparou para isso esses anos todos”, afirmou.
Dona Rosário, como é conhecida, critica os governos do PT. “A gente sabe que a Bahia vem perdendo esse protagonismo (no cenário nacional), e vem sendo, infelizmente, manchete de muita coisa negativa. Principalmente, nas áreas fundamentais na vida de todo mundo que é a saúde, educação e segurança pública”, afirmou.