sexta-feira 22 de novembro de 2024
Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e embaixador da Colômbia no país, Armando Benedetti, em Caracas - Foto: Reuters
Home / Mundo / MUNDO / Maduro recebe embaixador da Colômbia e formaliza retomada das relações
terça-feira 30 de agosto de 2022 às 12:15h

Maduro recebe embaixador da Colômbia e formaliza retomada das relações

MUNDO, NOTÍCIAS


O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, recebeu na segunda-feira (29) as credenciais do novo embaixador colombiano no país, formalizando a normalização das relações entre os dois países, embora ainda não exista uma data marcada para a abertura comercial da fronteira.

Os laços entre as duas nações, rompidos desde 2019, se estreitaram desde a chegada de Gustavo Petro à Presidência da Colômbia no início de agosto. Petro e o presidente venezuelano nomearam quase imediatamente embaixadores em Caracas e Bogotá, respectivamente.

O novo embaixador colombiano, Armando Benedetti, político de 55 anos, foi recebido por Maduro no palácio do governo e ainda não houve declarações.

O representante diplomático disse a jornalistas ao chegar a Caracas, no domingo, que discutiria com o presidente venezuelano sobre uma primeira reunião formal com Petro, bem como a criação de uma zona comercial especial na área de fronteira, mas não ofereceu detalhes.

O embaixador venezuelano em Bogotá, o ex-chanceler Félix Plasencia, já viajou ao país vizinho no fim de semana e deve se encontrar com o presidente colombiano quando Petro retornar de uma viagem a Lima, onde participou nesta segunda-feira de uma cúpula da Comunidade Andina. O grupo quer a adesão de seus vizinhos Venezuela, Chile e Argentina ao bloco.

O comércio entre Colômbia e Venezuela ultrapassou 7 bilhões de dólares em 2008, mas caiu drasticamente depois que o então presidente Hugo Chávez o congelou em protesto à assinatura de um acordo militar entre Bogotá e Washington. Com os governos seguintes, as tensões se intensificaram.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!