quarta-feira 22 de janeiro de 2025
Home / NOTÍCIAS / Macron recusa indicação da esquerda francesa para cargo de primeiro-ministro
quarta-feira 24 de julho de 2024 às 06:27h

Macron recusa indicação da esquerda francesa para cargo de primeiro-ministro

NOTÍCIAS


O presidente da França, Emmanuel Macron, recusou a nomeação da economista Lucie Castets para o cargo de primeira-ministra do país. A profissional foi indicada pela Nova Frente Popular (NFP), aliança de esquerda que venceu as eleições legislativas antecipadas no país no início de junho.

Nesta última terça-feira (23), Macron afirmou que “ninguém ganhou” as eleições para o Parlamento da França. Em seu pronunciamento, o mandatário cravou que o nome para substituir Gabriel Attal será escolhido após o fim das Olimpíadas.

O pleito para o Parlamento foi feito em julho. A NFP, composta por legendas ligadas à esquerda, conseguiu eleger maioria na Assembleia Nacional da França com 193 deputados. Macron argumenta que a Nova Frente Popular está distante de conseguir maioria absoluta de 289 parlamentares.

“Até meados de agosto, temos que nos concentrar nos Jogos [Olímpicos] e, a partir de então, em função da evolução destas discussões, caberá a mim nomear um primeiro-ministro”, destacou Macron.

Attal deixou o cargo pouco depois das publicações das projeções das eleições legislativas no país. A demissão do primeiro-ministro impede que ele seja derrubado pela Assembleia Nacional com o chamado “voto de desconfiança”, processo formal em que membros do partido votam pela permanência ou saída do atual líder do cargo.

Veja também

Veja 25 profissões que estão em alta em 2025; cargos mais procurados

O mercado de trabalho para 2025 apresenta novas tendências, com uma alta quantidade de profissões …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!