O presidente Lula da Silva (PT) viajou nesta terça-feira (26) para o Rio de Janeiro, onde fará um recesso de fim de ano. O petista tem previsão de retornar a Brasília na próxima semana, no dia 3 de janeiro.
Lula deixou a residência oficial do Palácio da Alvorada, onde passou o Natal, por volta das 10h30, em direção à Base Aérea de Brasília. Em seguida, o avião com o petista decolou.
O presidente passará os próximos dias, incluindo o Réveillon, na base naval da Restinga da Marambaia, no litoral fluminense. O local, que fica em uma área militar, é frequentado por presidentes em feriados e períodos de descanso.
Além de Lula, já se hospedaram na base naval Fernando Henrique Cardoso, Michel Temer e Jair Bolsonaro.
Lula anunciou na semana passada que pretendia tirar uns dias de descanso ao final do primeiro ano do terceiro mandato presidencial. Ele escalou o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) para permanecer em Brasília até a próxima semana.
Antes da viagem de recesso, Lula almoçou no feriado de Natal com repatriados da Faixa de Gaza, resgatados pelo governo brasileiro em razão da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas.
Na véspera do Natal, Lula fez um balanço de 2023 em um pronunciamento em cadeia de rádio e TV, no qual citou a aprovação da reforma tributária e a retomada de programas sociais.
Lula também declarou que 2024 será um ano de “colheita generosa” e voltou a criticar o discurso de ódio no país.