Na tentativa de engajar com o público jovem, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu uma conta oficial no TikTok, em junho deste ano, e já vê resultados. Nas duas últimas semanas, ele teve o vídeo mais visto entre os candidatos mais cotados para a presidência nas eleições de 2022. As duas publicações de Lula somaram quase 10 milhões de visualizações contra pouco mais de 1 milhão do presidente Jair Bolsonaro (PL), o segundo lugar — Ciro Gomes (PDT) teve 233.900. Ambas tinham apelo semelhante: as dificuldades econômicas da população mais pobre.
Na semana passada, o vídeo de Lula teve 4,6 milhões de visualizações contra 316 mil da publicação mais vista do presidente Jair Bolsonaro (PL) — contando apenas o período de 25 a 31 de julho. Na anterior, a de maior engajamento de Lula na plataforma, ele também liderou com 5,1 milhões de visualizações contra 690 mil de Bolsonaro.
—Houve uma mudança na produção de conteúdo da equipe do Lula em relação ao início da conta na plataforma. Começou com poucos vídeos, muito bem produzidos com conteúdo jovem, dentro da logística da plataforma. Nas últimas semanas, o candidato trouxe um tom mais assertivo e emocional direcionado à população — explica Djiovanni Marioto, doutorando em ciências sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR), responsável pela análise das métricas do TikTok.
Segundo o jornal O Globo, as duas publicações com mais engajamento de Lula mostram discursos semelhantes. Na semana passada, o relato emocionado do candidato relembra seu passado de dificuldades financeiras e, por isso, ele não tem como ignorar as necessidades atuais por falta de comida, emprego, salário e saúde.
O vídeo mais viral do petista até o momento, de duas semanas atrás, mostra o candidato do PT em um comício feito em Serra Talhada, município de Pernambuco, ao lado de Dona Buraca, uma senhora que esteve à frente da luta pelas cisternas no estado, programa implementado pelo governo Lula. Ela discursa sobre a precariedade do povo nordestino. Dona Buraca pede para que ex-presidente volte ao poder e destaca a multidão que está esperando para que isso aconteça.
— Nesse período, a equipe passou a publicar mais no TikTok. Isso também aumenta a capacidade de viralização dos vídeos, que continuam muito bem produzidos, mas com conteúdo mais próximo à realidade atual — acrescenta Marioto.
Na comparação das métricas dos dois vídeos de Lula, o candidato do PT reduziu em 9,8% o número de visualizações, aumentou em mais de 76% os comentários, teve uma queda de 48,4% em compartilhamentos e cresceu 55,8% nas curtidas da publicação mais viral.
Apesar da menor viralização do vídeo, o engajamento total em relação a Bolsonaro foi bem superior. Foram 14 vezes mais visualizações, cerca de 10 vezes mais comentários, 19 vezes mais compartilhamentos e quase 6 vezes mais curtidas que o presidente.
Enquanto isso, Bolsonaro, que dominou o ranking nas últimas semanas, apresentou queda em todas as métricas de engajamento do seu melhor vídeo, com 54,2% de retração no número de visualizações e 25% nas curtidas. Ciro Gomes registrou uma semana de leve alta em suas métricas.
Métricas do Tik Tok — Foto: Reprodução
Se Lula lidera individualmente entre os candidatos, o discurso do bolsonarismo, no entanto, se mantém em alta na plataforma. As hashtags do campo da direita tiveram aumentos em todas as métricas e se distanciaram das menções feitas pelo campo da esquerda.
—No TikTok, acontece o mesmo das outras redes sociais. A direita consegue ter mais engajamento e maior inserção na plataforma, pois já tem conhecimento de como viralizar o conteúdo por meio da sua rede — diz Marioto.