O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta segunda-feira (18) com o presidente da Confederação Suíça, Alain Berset, em sua primeira reunião bilateral na 78ª Sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorre em Nova York. De acordo com nota divulgada pelo Palácio do Planalto, ambos falaram sobre o acordo comercial entre Mercosul e Efta – zona de livre-comércio de países europeus que não estão na União Europeia, formada por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein.
Segundo a nota, Lula e Berset também trataram sobre a presidência do Brasil no G20 e do interesse da Suíça em participar das discussões do grupo. O encontro durou cerca de 40 minutos.
“Berset disse que seu país viu com bons olhos a mudança na política brasileira sobre o meio ambiente e o papel do Brasil no combate às mudanças climáticas. Nesse tema, os dois líderes destacaram a onda de calor incomum que atinge o Brasil nesta semana e falaram dos eventos climáticos extremos que aconteceram recentemente no Rio Grande do Sul e na Líbia”, diz a nota.
Nas redes sociais, Lula também compartilhou o encontro que teve com o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Gordon Brown. “Conversamos sobre a situação política na Europa, na América Latina e sobre a conjuntura mundial”, disse o petista no Twitter. “Brown foi, durante o governo, e segue sendo um grande amigo e defensor do Brasil no mundo.”