O presidente Lula da Silva (PT) fará uma reunião nesta segunda (27) com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para avaliar os próximos passos do Brasil em relação à crise migratória com os EUA.
A reunião entre Lula e Vieira acontece segundo o portal Uol no Planalto às 10h30. No sábado (25), Lula foi informado sobre o caso dos deportados que chegaram em Manaus e reclamou da situação. O presidente pediu que a FAB enviasse um avião para enviá-los para Confins (MG), o que aconteceu na noite do mesmo dia.
Governo quer manter cautela. A reportagem apurou que a reunião foi marcada às pressas para determinar a posição do Brasil nos próximos dias. Inicialmente, o governo queria manter cautela diante da situação dos brasileiros em Manaus, que relataram supostas agressões e maus-tratos no retorno para o Brasil.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil condenou, na noite de sábado (25), o “tratamento degradante” dos brasileiros depois que imigrantes foram algemados em um voo comercial de deportação.
O governo estadunidense prepara uma nota para comentar a reação do Brasil. Segundo apurou a colunista do UOL Andreza Matais, Washington pretende se posicionar a respeito da nota brasileira sobre o tratamento dado aos brasileiros expulsos do país por imigração ilegal.