O único compromisso previsto pela agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quarta-feira (20) é uma reunião ministerial — a quarta e última de 2023. O encontro deve ser longo mais segundo Bessie Cavalcanti, do portal Itatiaia, já que vai servir para prestação de contas. A expectativa é de que Lula ouça os 38 ministros em um balanço do ano que deve levar a jornalistas no encontro marcado para esta quinta-feira (21) no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).
Nas últimas reuniões com ministros, Lula cobrou a utilização de recursos destinados às pastas. O que deve acontecer nesse balanço final. A previsão é de que haja a apresentação de um relatório com os valores que já foram gastos e o que cada ministério conseguiu entregar.
Em junho, Lula cobrou do seu primeiro escalão que estivesse alinhado à comunicação e que os projetos deveriam ser divulgados como ações de governo e não individuais de ministros.
A primeira reunião ministerial aconteceu em 6 de janeiro. O segundo encontro foi no dia 10 de abril – na ocasião que marcava os 100 dias desse primeiro ano de Lula de volta à presidência. A terceira reunião com ministros foi no dia 15 de junho e, a partir de então, Lula anunciou encontros setorizados. Foram realizadas reuniões com a Infraestrutura, com a Área Social e Indústria.