O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornou, nesta última quinta-feira (4) a Brasília após ter passado as festas de final de ano na Restinga de Marambaia, no Rio de Janeiro. O chefe do Executivo permaneceu o dia inteiro no Palácio do Alvorada, residência oficial da presidência, e se reuniu com o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta.
Lula embarcou no dia 26 de dezembro para o Rio de Janeiro, acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida como Janja. A volta do petista à capital federal estava prevista inicialmente para quarta-feira, 3, mas o chefe do Executivo decidiu estender o recesso de final de ano e adiou o retorno para Brasília para hoje de manhã.
A Restinga de Marambaia é um pedaço privativo do litoral fluminense nas áreas dos municípios do Rio de Janeiro, Itaguaí e Mangaratiba. O local é administrado pela Marinha, pelo Exército Brasileiro e pela Força Aérea Brasileira (FAB) e, por se tratar de uma área militar, seu acesso é restrito. Na região, há também uma unidade de treinamento de fuzileiros navais.
O retorno de Lula à capital federal é acompanhado de decisões a serem tomadas pelo governo federal. No dia 8 de janeiro, a gestão Lula 3 planeja um ato de “aniversário” de um ano dos ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília. Os governadores foram convidados para participar.
A data, inclusive, representará o último dia do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, no cargo. Dino teve o nome aprovado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo Senado em dezembro e deve assumir como ministro da Corte Suprema no final de fevereiro. A substituição, contudo, ainda é incerta, já que Lula ainda não decidiu o nome para chefiar a pasta.