O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta segunda-feira (26) com o presidente da Argentina, Alberto Fernández. Será a quarta visita de Fernández ao Brasil neste ano.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o argentino virá a convite de Lula. A intenção é celebrar os 200 anos de relações diplomáticas entre os países.
Além disso, na reunião com Lula, Fernández deve discutir medidas de apoio econômico à Argentina, que tem enfrentado um agravamento da sua crise econômica e política (veja mais abaixo).
A visita do argentino ocorrerá após uma semana de intensa movimentação política no país. Terminou no sábado (24) o prazo para registro de pré-candidaturas à presidência da Argentina.
Enfraquecido politicamente e rompido com a vice-presidente Cristina Kirchner (principal liderança do peronismo, corrente política do atual governo), Alberto Fernández abriu mão de disputar a reeleição em abril.
Após uma reviravolta, a base governista anunciou Sergio Massa (atual ministro da Economia) como pré-candidato. Massa é aliado de Cristina.
A agenda de Fernández no Brasil também prevê compromissos nesta segunda com o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber.