O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu nesta sexta-feira (11) forte apoio do trade turístico do Rio de Janeiro para permanecer no cargo, diante das ameaças de mudanças especuladas por lideranças do União Brasil. O presidente do SindHotéis, Alfredo Lopes, entregou ao presidente Lula (PT), conforme o Agenda do Poder, carta subscrita por lideranças de 12 entidades do setor em apoio ao trabalho de Freixo à frente da Embratur.
Leia a íntegra do documento:
“Reiteremos nossa satisfação com a forma que o ex-deputado Marcelo Freixo, na Embratur, vem conduzindo a pasta. O trade fluminense teve diversas oportunidades de apresentar suas necessidades e potencialidades ao executivo, que vem desempenhando, juntamente com um time técnico bastante capacitado e bem escalado, uma postura atuante e conectada com a urgente demanda do setor de turismo pelo fomento ao turismo internacional. Seria uma grande perda sermos surpreendidos com um revés nesta área”, afirmaram
Assinam o documento a ABAV, ABH, ABRAJER, ABASEL, ABEOC, ANNTUR, APRESENTA, BITO, HOTÉIS RIO, ORLA RIO, RIO CONVENTION E VISIT.RIO
Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva
Nos causa grande satisfação que o Governo Federal, sob seu comando, reconheça a importância do Rio de Janeiro para o país, o que ficou evidenciado pela escolha de gestores fluminenses, a deputada federal Daniela Carneiro para o Ministério do Turismo, e o ex-deputado Marcelo Freixo para a Embratur, no início de seu governo.
Lamentamos que a conjuntura política tenha levado o Rio a perder uma ministra que vinha realizado um trabalho exemplar e que estas mesmas equações ameacem a posição da presidência da Embratur, o que seria um grande prejuízo às lideranças já conquistadas pelo Rio de Janeiro.
Reiteremos nossa satisfação com a forma que o ex-deputado Marcelo Freixo, na Embratur, vem conduzindo a pasta. O trade fluminense teve diversas oportunidades de apresentar suas necessidades e potencialidades ao executivo, que vem desempenhando, juntamente com um time técnico bastante capacitado e bem escalado, uma postura atuante e conectada com a urgente demanda do setor de turismo pelo fomento ao turismo internacional. Seria uma grande perda sermos surpreendidos com um revés nesta área.
Vale sempre lembrar que o Rio é a porta de entrada de visitantes estrangeiros em nosso país e somos reconhecidamente uma referência internacional. O segmento movimenta mais de 500 atividades econômicas diretas, indiretas e complementares, conforme já mapeado pelo setor, além de ser grande gerador de empregos e um dos maiores pagadores de impostos para os cofres públicos.
O trade turístico fluminense, assim como demais destinos indutores do turismo nacional, necessita de uma gestão técnica, conhecedora da atividade, que possa desempenhar um trabalho sólido e contínuo alinhado às prósperas projeções de seu plano de governo.
Nos despedimos esperançosos de sua compreensão e apoio.