O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou o hospital neste domingo (1º) após ter feito uma cirurgia no quadril e outra nas pálpebras na sexta-feira (29).
A alta hospitalar estava prevista inicialmente para esta segunda (2) ou terça (3), mas a equipe médica decidiu pela antecipação diante da boa recuperação do presidente. As informações são de Vinícius Cassela, Gioconda Brasil, g1 e da TV Globo.
A cirurgia no quadril foi uma artroplastia, que consiste na substituição da cartilagem desgastada por uma prótese. Lula vinha se queixando há meses de uma dor na cabeça do fêmur, no encaixe com o quadril.
O procedimento nas pálpebras já era planejado e foi feito aproveitando a anestesia geral da cirurgia principal.
Lula começou a recuperação logo na sexta. No sábado (30), segundo os médicos, ele já andava pelo quarto e se exercitava. Nestes primeiros dias após a operação, o presidente vai precisar de um andador para firmar os pés.
Trabalho na residência oficial
A previsão da Presidência da República é que, por pelo menos as próximas três semanas, Lula vai ter que trabalhar da residência oficial do Palácio da Alvorada. É uma medida para preservar o local submetido à cirurgia e cumprir a agenda de fisioterapia.
Foi montada uma estrutura, na porta do palácio, para que a imprensa acompanhe a rotina do presidente quando ele estiver recluso em casa.