O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou emissários segundo O Globo, para negociar um encontro ainda nesta semana com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), primeiro chefe de poder a reconhecer sua eleição e parabenizá-lo na noite de domingo (30). Negociadores dizem que Lula quer tratar com Lira sobre a transição e buscar apoio para incluir no orçamento de 2023 o pagamento do Auxílio Brasil de R$ 600 e o reajuste do salário-mínimo acima da inflação — duas das principais promessas de campanha.
Na tarde desta segunda-feira, o deputado Neri Geller (PP-MT) esteve na residência oficial do presidente da Câmara levando-lhe uma mensagem a pedido do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB).
Lula e Alckmin fizeram chegar a Lira que ficaram satisfeitos com o pronunciamento que ele fez imediatamente depois que o TSE apontou a vitória da chapa. Alckmin atribuiu a Lira “postura de estadista”.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também afirmou nesta segunda-feira que está aberto ao diálogo com Lula.