O presidente Lula (PT) prometeu a aliados de acordo com o blog do Valdo Cruz, que vai encerrar a novela ministerial na próxima terça ou quarta-feira. Ele volta da África neste fim de semana e vai acertar com PT e PSB o que eles vão perder espaço para a entrada de PP e Republicanos na Esplanada dos Ministérios.
A dúvida segue na pasta que será ocupada pelo PP, que insiste no Ministério de Desenvolvimento Social, enquanto o Republicanos já está praticamente certo no Ministério de Portos e Aeroportos.
Apesar da resistência petista, até auxiliares próximos de Lula falam que a saída pode ser a divisão do MDS, com a saída do Bolsa Família da pasta, sendo transferido para outro ministério.
No caso de Republicanos, Lula ofereceu o Ministério de Portos e Aeroportos para o deputado Silvio Costa Filho (PE), mas ainda não está definido o destino do atual ocupante da pasta.
A tendência é que Márcio França possa ir para Ciência e Tecnologia ou um novo ministério, de Pequenas e Médias Empresas.
Além do fim da novela ministerial, Lula vai ouvir também a cobrança de aliados para dar celeridade na liberação de emendas, já que no ano que vem tem eleição municipal.
Neste campo, a surpresa é que a antes tão criticada ministra da Saúde, Nísia Trindade, agora é elogiada por aliados do Centrão como a que mais libera verbas para parlamentares.
“Ela já liberou até 50% das emendas, enquanto tem ministério que está em 10%”, desabafou um líder de Lula no Congresso.
Segundo ele, o presidente precisa acelerar essa liberação de recursos, mas o Palácio do Planalto segura um pouco porque vai ter de negociar a aprovação das medidas de geração de receitas.