A defesa do ex-presidente Lula apresentou um pedido de habeas corpus ao Supremo Tribunal Federal (STF) em que solicita que a Lava-Jato de Curitiba seja considerada incompetente para julgar o caso do triplex no Guarujá (SP). Esta é a primeira vez que os advogados do petista levam esse tema para ser debatido no Supremo.
De acordo com a coluna de Bela Megale, a ação, apresentada na terça-feira (3), tem como relator o ministro Edson Fachin. Lula foi sentenciado a 8 anos e 10 meses de prisão no caso do triplex.
A tese que defende a incompetência da 13a Vara de Curitiba para julgar o ex-presidente já foi levada pelos advogados ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas acabou rejeitada no julgamento do recurso especial. Ontem, Lula sofreu outra derrotada neste caso. Fachin negou o pedido de Lula para suspender o andamento da análise da ação do triplex que corre STJ.
Esta é a terceira ação apresentada pelos advogados de Lula que pode culminar na anulação dos processos da Lava-Jato envolvendo o petista. A defesa já entrou com um pedido de suspeição de Sergio Moro e com outro que solicita a suspeição dos procuradores da força-tarefa de Curitiba envolvendo os julgamentos de Lula. O primeiro deles, sobre o ex-juiz, já foi iniciado e está parado há quase dois anos por um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes.