O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa neste domingo (27), em São Tomé e Príncipe, da 14ª Conferência de Chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O compromisso vai marcar o fim de uma semana inteira em que Lula teve compromissos oficiais no continente africano. Ele viaja de volta a Brasília ainda no domingo.
No início da semana, Lula participou, na África do Sul, de encontro de cúpula do Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Depois, o presidente visitou Angola, onde se encontrou com autoridades locais.
Em seus discursos ao longo dos últimos dias, Lula ressaltou que busca reaproximar o Brasil da África e estreitar relações comerciais e culturais com os países do continente.
A estratégia, já aplicada pelo presidente em seus primeiros mandatos, é chamada nas relações exteriores de intensificar a parceria “Sul-Sul”, ou seja, com os países do Sul global, e não concentrar esforços exclusivamente nos parceiros do mundo desenvolvido.
“Muitas vezes, por ignorância, pessoas brasileiras acham que fazer negócio com países ricos é muito melhor, e não se dão conta que os países ricos muitas vezes não querem fazer negócio conosco. Eles querem exportar para nós produtos de alto valor agregado e querem comprar de nós apenas commodities, soja, minério de ferro, milho e carne”, afirmou Lula em discurso em Angola na sexta-feira (25).
Língua portuguesa
A CPLP é formada por:
- Angola
- Brasil
- Cabo Verde
- Guiné-Bissau
- Guiné Equatorial
- Moçambique
- Portugal
- São Tomé e Príncipe
- Timor Leste
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, os chefes de Estado vão discutir, ao longo do dia, maneiras de estabelecer apoio mútuo para negociações em outros organismos internacionais, entre outros pontos.”
“É um espaço de discussão entre os países de língua portuguesa e um foro interessante, na medida em que há, muitas vezes, apoio mútuo na candidatura desses países para foros internacionais”, afirmou o embaixador Carlos Duarte.