Nos últimos dias, especulações sobre uma possível vinda de Lula (PT) ao Rio de Janeiro durante o carnaval para assistir ao desfile do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí foram desmentidas pelo próprio presidente. Em agenda com o prefeito Eduardo Paes (PSD), o petista deixou claro que não vai.
— Estou meio contundido no quadril. Não posso dançar — afirmou.
Nos bastidores, ao que tudo indica, o presidente passará o feriado sem agenda oficial em Brasília. Na terça-feira (13), ele embarca com a primeira-dama, Janja, para uma viagem à África.
A única vez que Lula esteve no desfile das escolas de samba cariocas enquanto presidente foi em 2009, mostra Luísa Marzullo em reportagem no O Globo. Na ocasião, ele vestia uma camisa azul clara florida e calças brancas e estava acompanhado da então primeira-dama, Marisa Letícia, que morreu em 2017. O então casal presidencial assistiu à festa diretamente do camarote do governo do Estado, à época comandado por Sergio Cabral — anos depois, ele foi condenado a mais de 390 anos de prisão no âmbito da Operação Lava Jato. O prefeito Eduardo Paes, que estava em seu primeiro mandato, e o vice-governador Luiz Fernando Pezão também estiveram presentes.
Os momentos de maior animação foram durante os desfiles das escolas Beija-Flor de Nilópolis, que teria a torcida de Lula, e da Mocidade Independente de Padre Miguel.
No ano seguinte, em 2010, Lula desistiu de última hora de acompanhar a folia no Rio. Naquele ano eleitoral, sua ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, esteve no camarote de Cabral e protagonizou momentos célebres: na ocasião, a cantora Madonna também veio ao Rio, e Dilma segurou uma das filhas da cantora pop no colo.