O presidente Lula da Silva (PT) convocou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para uma reunião na noite deste domingo (7), no Palácio da Alvorada, em Brasília. O ministro da Comunicação Social, Paulo Pimenta, também vai participar. De acordo com auxiliares de Lula, o encontro terá como tema a crise na Petrobras.
Haddad estava em São Paulo e participaria de um evento na capital paulista na manhã de segunda-feira, mas foi chamado pelo presidente para a conversa em Brasília.
A possibilidade de saída de Jean Paul Prates do comando da Petrobras ganhou força depois de o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, admitir na semana passada, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, ter conflitos com o CEO da estatal.
Os embates entre Prates e Silveira já vinham se arrastando desde o início do governo. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, também tem restrições ao trabalho do presidente da Petrobras.
O alinhamento entre Silveira e Rui Costa contra Prates foi visto na crise provocada pela decisão da Petrobras de não pagar os dividendos extras ao acionista, no mês de março. O presidente da Petrobras queria que os dividendos fossem pagos e os dois ministros, não. Haddad atuou na crise junto com o presidente da estatal.