A Bahia pode decidir a eleição para Presidência da República por ser o maior colégio eleitoral do Nordeste
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva promoveu neste último domingo (4) em Brasília um jantar para quatro governadores do Nordeste, e incluiu o senador Jaques Wagner e a presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann, no evento, de acordo com o BNews.
O encontro teve as presenças dos governadores Rui Costa, Camilo Santana (Ceará), Fatima Bezerra (Rio Grande do Norte) e Wellington Dias (Piauí), além da vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino. O Nordeste deve ser a região onde elegerá, ou, reelegerá o presidente.
“Discutindo o presente e o futuro do nosso país. Time que luta todos os dias por um Brasil mais justo!”, postou Lula nas redes sociais.
A estratégia do PT é eleger o máximo de parlamentares, tudo para contribuir em um eventual governo Lula. Por isso, a legenda está acertando com os partidos aliados no Nordeste, detalhes sobre eleição em cada estado. Paulo Câmara (PSB), governador de Pernambuco, esteve com Lula e já acertaram, PT vai buscar o governo no estado e o atual governador, irá disputar uma cadeira para o Senado.
Na Bahia, o que está sendo costurado é o contrário, um partido aliado, entre PP e PSD, um deles assume a cabeça da chapa e o PT fica com a vaga de senador, que deve ficar com Rui Costa, que concluirá seu segundo mandato em março, quando se afastará para ser candidato. Nas últimas pesquisas, Rui liderava com mais de 70%, consequência do governo da Bahia, que possui uma aprovação com mais de 80%.