O ex-presidente Lula (PT) ironizou a notícia de que o ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro e o apresentador da TV Globo Luciano Huck conversam sobre uma aliança entre os dois para a eleição presidencial de 2022, como reporta hoje o jornal Folha de S.Paulo.
“Agora tentam preparar uma chapa Huck/Moro… Cada hora inventam uma coisa. A única coisa que eles não admitem voltar é o PT e o Brasil da inclusão social”, afirmou o político petista.
“Basta ver meu habeas corpus que está há dois anos esperando julgamento. Porque politicamente pra eles não é conveniente”, acrescentou Lula, referindo-se à tentativa de anular sua condenação no caso do tríplex do Guarujá.
Segundo a Folha, Moro e Huck tiveram um longo encontro no apartamento de Moro, em Curitiba, no dia 30 de outubro. Nele, a dupla acertou a intenção de se unir em uma “terceira via” para a disputa da presidência – em contraposição ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e a um candidato de esquerda – nomes que giram em torno de Lula e Ciro Gomes (PDT).
O jornal acrescenta que a conversa inicial não decidiu quem seria o cabeça de uma chapa e quem seria o candidato a vice em uma eventual candidatura conjunta baseada na “racionalidade”. A discussão de quem seria o candidato à presidência deve acontecer ao longo de 2021.
O convite para o encontro partiu de Moro, segundo a Folha, que recebeu Huck para um almoço que durou cerca de três horas. Eles já haviam conversado no Fórum Econômico Mundial, em Davos, em 2019. Desde então, vinham mantendo contato.