O presidente Lula embarcou às 18h desta quinta-feira (4) para Londres na segunda viagem para Europa em duas semanas. O petista começou os roteiros internacionais cerca de 20 dias após a posse presidencial — que contou com uma extensa lista de chefes de Estado.
A primeira visita foi à Argentina em 22 de janeiro, em um gesto que foi considerado pelo Itamaraty uma retomada das relações com os países vizinhos, que haviam sido estremecidas no governo anterior. Depois, o presidente visitou Uruguai, Estados Unidos, China, Emirados Árabes Unidos, e recentemente, Portugal e Espanha.
Em solo britânico, Lula vai se reunir nesta sexta (5) com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, e prestigia a coroação do rei Charles III no sábado. Após a morte da rainha Elizabeth II, que ficou no poder por sete décadas, Charles se tornou rei no dia 8 de setembro do ano passado. Em março, o monarca conversou com Lula por telefone sobre parcerias na questão climática e proteção do meio ambiente.
A coroação segue conforme Ramiro Brites, da Veja, um rito de 900 anos, e reúne dezenas de chefes de Estado, em especial, os 56 países que faziam parte do Império Britânico. Charles III será o 40º monarca a receber a coroa na Abadia de Westminster.