sexta-feira 22 de novembro de 2024
A advogada Edilene Lôbo, nomeada ministra substituta do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) - Will Shutter - 9.nov.17/Câmara dos Deputados
Home / DESTAQUE / Lula indica ministra substituta, e TSE tem primeira mulher negra
quarta-feira 28 de junho de 2023 às 05:49h

Lula indica ministra substituta, e TSE tem primeira mulher negra

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O presidente Lula (PT) escolheu a advogada Edilene Lôbo como a nova ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela é a primeira mulher negra a ocupar o cargo, assumindo a vaga de André Ramos Tavares, que se tornou titular da corte.

O anúncio foi realizado pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente da corte eleitoral, durante a abertura da segunda sessão plenária que analisa o processo que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível por oito anos.

O nome de Edilene estava na lista enviada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a Lula para indicação ao cargo. O petista preteriu duas mulheres advogadas que disputavam a vaga: Daniela Borges (que possui bons vínculos com alas do PT) e Marilda Silveira (que é próxima do ministro Flávio Dino).

Agora, cabe ao TSE marcar a data da posse da advogada no tribunal.

A nova ministra substituta procurou ministros do STF para angariar apoio na disputa. Em maio, ela participou de uma audiência com Rosa Weber, presidente da c orte, para discutir a indicação ao TSE.

A advogada defendeu Dilma Rousseff (PT) em 2018, durante a campanha ao Senado por Minas Gerais. Também defendeu o PT há muitos anos e, atualmente, é uma das advogadas da Federação Brasil da Esperança, composta por PT, PC do B e PV.

O presidente da República já havia indicado, no fim de maio, Floriano de Azevedo Marques e Tavares para duas vagas abertas no tribunal eleitoral, como titulares.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!