sábado 29 de junho de 2024
Lula - Roberto Campos Neto - Foto: Ag. Brasil
Home / NOTÍCIAS / Lula foi aconselhado a conversar com Campos Neto para ‘mudar de opinião’ sobre presidente do BC, dizem interlocutores
quinta-feira 28 de dezembro de 2023 às 19:12h

Lula foi aconselhado a conversar com Campos Neto para ‘mudar de opinião’ sobre presidente do BC, dizem interlocutores

NOTÍCIAS


Depois de um ano conturbado, com guerra declarada da parte do presidente Lula da Silva (PT) no início do ano, o petista e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, estão terminando 2023 com uma relação pacífica e até com brincadeiras feitas pelo chefe do Executivo.

A mudança, segundo auxiliares, ocorreu de acordo com o blog Valdo Cruz, por dois motivos. O primeiro, claro, porque o BC começou a reduzir os juros. O segundo, porque Lula decidiu conversar com Campos Neto.

Um interlocutor do presidente do Banco Central costumava dizer para a equipe do presidente da República que ele mudaria a opinião sobre Campos Neto no dia em que decidisse recebê-lo e conversar sobre economia e até sobre a área social.

“Se ele receber o Roberto Campos Neto, vai mudar de opinião”, disse o interlocutor a ministros de Lula, que hoje reconhecem que o governo errou em tentar isolar o presidente do BC.

Segundo ministros, a avaliação de Lula e sua equipe sobre o presidente do BC é que ele estava a serviço do bolsonarismo e que trabalhava contra o governo do petista.

Ministros e líderes de Lula chegavam a recusar pedidos de conversa com Campos Neto no início do ano. “Não vou perder meu tempo recebendo o presidente do BC, ele tem lado e mostra isso”, disse ao blog um líder durante o ano. Hoje, ele admite que teve um erro de avaliação.

Em uma reunião no Palácio do Planalto, neste segundo semestre, Lula chegou a brincar que os encontros do governo agora tinham até a participação do presidente do Banco Central, arrancando risos dos presentes.

Campos Neto terminou o ano participando de um churrasco promovido pelo presidente da República na Granja do Torto.

Dentro do governo, Campos Neto teve sempre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, como seu principal interlocutor, o que não impedia o chefe da equipe econômica de fazer críticas ao Banco Central por demorar a reduzir a taxa de juros.

Por sinal, a melhora no relacionamento entre Lula e Campos Neto não muda a opinião do presidente de que o Banco Central demorou muito a cortar a taxa de juros.

O petista espera que o BC continue reduzindo os juros ao longo de 2024, mas, no mercado, a aposta é que ele deve parar o ciclo de corte da taxa Selic quando ela estiver na casa dos 9% ao ano.

Veja também

CNJ determina que desembargadores afastados por atuação na Lava Jato voltem à atividade

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que os desembargadores do TRF-4 (Tribunal Regional Federal) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!