O presidente Lula da Silva (PT) pediu ao ministro do Esporte, André Fufuca, que convença a FIFA para o Brasil ser a sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027. Antes de assumir a pasta, Fufuca era líder do PP na Câmara, partido do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), e que integra o Centrão.
O pedido ocorreu segundo Sofia Aguiar e Matheus de Souza, do Estadão, durante fala inicial de Lula na última reunião ministerial do ano, que ocorreu nesta quarta-feira (20) no Palácio do Planalto. Segundo o chefe do Executivo, na terça-feira (19) o governo foi “pego de surpresa” com a inscrição de três países da Europa para competirem com o Brasil para ser a sede do torneio em 2027.
“Espero, Fufuca, que sua capacidade de negociação seja capaz de convencer a FIFA que nós estamos melhores que os três para realizar a Copa do Mundo”, disse Lula.
O agora ministro do Esporte foi indicado pelo Centrão na reforma ministerial concluída em setembro, que concretizou a entrada do bloco no governo. Para isso, Lula demitiu a então ministra do Esporte, Ana Moser.