segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Lula fala sobre mineração na Amazônia; confira entrevista
sexta-feira 24 de junho de 2022 às 18:34h

Lula fala sobre mineração na Amazônia; confira entrevista

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Na última quinta-feira (23) o ex-presidente Lula da Silva (PT) concedeu entrevista à rádio Difusora, de Manaus (AM).  Confira abaixo trecho da conversa com os apresentadores Rafael Campos e Rosiene Carvalho:

Presidente, o presidente estadual do PT do Amazonas, o deputado Sinésio Campos, que é da base bolsonarista do governo Wilson Lima, ele afirmou em entrevista aqui à Band News Difusora no dia 22 de março que defende a mineração na Amazônia e em terra indígena há mais de vinte anos e o Bolsonaro está com menos de três anos. O senhor acabou de dizer que é contra essa medida. Como o senhor avalia que setores do PT pensem dessa maneira?

Luiz Inácio Lula da Silva:

Não, primeiro eu não sei o que o Sinésio pensa, o que eu posso dizer é que ele não é bolsonarista, eu posso dizer isso abertamente, o Sinésio é um companheiro de muita qualidade, é um companheiro que eu tenho um profundo respeito pela história dele dentro do PT. Eu não acredito que ele defenda isso, se ele defender é um equívoco. Eu lamentavelmente eu nunca discuti isso com o Sinésio, mas você está levantando agora esse problema, eu posso dizer que eu vou ligar para o Sinésio e saber o que ele pensa porque eu sou contra, veja, eu sou contra.

Se você tiver que explorar algum tipo de riqueza mineral na Amazônia é preciso que isso seja de um cuidado, de uma seriedade, de um compromisso quase que religioso de você fazer uma coisa da maior seriedade. Eu acho que enquanto a gente não precisar mexer a gente não tem que mexer, a gente precisa preservar, a gente precisa aprender a investir mais na exploração do bioma para que a gente possa saber a biodiversidade, a riqueza da biodiversidade e o que isso pode produzir de riqueza para favorecer os milhões de seres humanos que moram no estado da Amazônia. É isso que nós temos que pensar.

Eu, sinceramente, não acho que a gente precise fazer mineração na Amazônia, se tiver algum minério que seja imprescindível para o país vamos discutir. Vamos discutir com a sociedade brasileira, vamos discutir com o povo da Amazônia, vamos discutir com o Congresso Nacional e vamos fazer uma coisa da maior seriedade envolvendo a sociedade brasileira. Porque a gente não pode brincar em destruir a Amazônia por interesse de um empresário, de um minerador ou de um produtor rural. Não.

A Amazônia é um patrimônio da humanidade que pertence ao Brasil, portanto, o Brasil não só tem a soberania sobre o território da Amazônia, como nós temos interesse de fazer com que quem queira participar da atividade de pesquisa para saber o que nós temos na Amazônia de verdade, nós vamos chamar. Por isso é que nós vamos, é por isso que eu fiz um acordo com a Alemanha e com a Noruega, que o Bolsonaro recusou. É por isso que eu defendo a ideia de que nós precisamos, precisamos muito, muito, muito, preservar a floresta amazônica. Ao mesmo tempo que nós temos que ter coragem de dizer que a gente vai manter a Zona Franca. Você está lembrado que eu prorroguei a Zona Franca por dez anos, a Dilma prorrogou por cinquenta anos e eles agora querem destruir criando imposto para a Zona Franca. Eles têm que conhecer o Amazonas, eles têm que conhecer o povo da Amazônia, eles precisam conhecer os interesses do povo, as necessidades do povo e não os interesses econômicos de um ou de outro empresário brasileiro ou estrangeiro.

Veja também

‘Nevoeiro engrossou após decolagem’, diz presidente de aeroclube do Rio Grande do Sul sobre queda de empresário e sua família

Na manhã deste domingo (22) um avião turboélice bimotor de pequeno porte que havia decolado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!