sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / Mundo / MUNDO / Lula fala que eleições fraudadas provam democracia na Venezuela
quarta-feira 31 de maio de 2023 às 07:12h

Lula fala que eleições fraudadas provam democracia na Venezuela

MUNDO, NOTÍCIAS


Lula (PT) afirmou em coletiva na noite desta última terça-feira (30) que eleições fraudadas que mantiveram Nicolás Maduro e seus aliados no poder provam a existência de democracia na Venezuela.

O petista havia sido questionado sobre sua declaração de que denúncias sobre violação de direitos humanos no país caribenho seriam uma “narrativa”.

“Não é possível que não tenha um mínimo de democracia na Venezuela”, afirmou o presidente citando resultados eleitorais de Maduro e de seu antecessor, Hugo Chávez.

Entidades independentes, como a Freedom House, e mesmo a Organização dos Estados Americanos, maior ente internacional do continente, e a União Europeia denunciam fraude em eleições na Venezuela desde 2018, pelo menos.

Lula também afirmou que “quem vai ajudar a Venezuela é a própria Venezuela”, apesar do regime oprimir seu próprio povo com perseguição política e tortura.

O presidente também distorceu os fatos ao afirmar que o Alto Comissariado do Direitos Humanos da ONU, então sob a tutela da chilena Michelle Bachelet, apenas recomendou a criação de escritórios para apurar possíveis violações na Venezuela.

Entretanto, o petista omite o fato de que a própria missão independente do Alto Comissariado publicou informe em 2020 apontando 223 casos e denuncias de execuções extrajudiciais, tortura e falta de equidade judicial.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!