sábado 15 de fevereiro de 2025
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Arquivo
Home / ELEIÇÕES 2026 / Lula ‘esnobou’ parlamentares e agora recebe recados de aliados: ‘não adianta chamar na eleição’
sábado 15 de fevereiro de 2025 às 11:19h

Lula ‘esnobou’ parlamentares e agora recebe recados de aliados: ‘não adianta chamar na eleição’

ELEIÇÕES 2026, NOTÍCIAS


Ao mesmo tempo em que amplia viagens pelo País para tentar resgatar sua popularidade, que entrou em queda livre, e chama o marqueteiro para turbinar a comunicação, o presidente Lula da Silva (PT) mantém o gabinete fechado conforme reportagem de Roseann Kennedy e Iander Porcella, do Estadão, para parlamentares. O petista “esnoba” deputados e senadores sem recebê-los para audiências, reclamam aliados. Agora, nomes de peso no Congresso começaram a mandar recados ao Planalto: “não adianta chamar na eleição”.

O mal-estar que já era grande ficou pior após a pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 14. Lula amarga uma marca inédita: em dois meses, caiu de 35% para 24%, e atingiu o pior índice de aprovação em seus três mandatos. A reprovação também é recorde, 41%, remetendo àquele antigo bordão do petista: “Nunca antes na história”.

O relato sobre o desdém do presidente foi feito à Coluna do Estadão por oito lideranças, da esquerda ao Centrão. São pessoas com cargos de destaque em partidos da base. Houve queixas até do PT, mas, neste caso, os integrantes da sigla sabem que não têm como se negar a atuar como cabos eleitorais em 2026, exceto que mudem de legenda.

Mas, se antes eles esperavam uma reunião ou um convite para um churrasco – algo que era comum ocorrer nos tempos do Lula 1 e Lula 2 -, muitos aliados agora começam a não querer mais o encontro. Até porque, alguns passaram a considerar que o aumento da avaliação negativa de Lula pode torná-lo “tóxico” em suas bases eleitorais. Ou seja, talvez agora seja melhor para os parlamentares se manterem afastados do governo para não serem “infectados” com a impopularidade presidencial.

Um político que costuma defender Lula lamentou que o presidente não tenha recebido os aliados nem para um “ fazer um retratinho”, enquanto estava em alta. Dessa forma, deputados e senadores se sentiriam minimamente prestigiados e teriam pelo menos uma foto com o presidente da República para mostrar a seus eleitores. Agora, vai ser mais difícil.

Fato é que, parlamentares frequentam tão pouco o Palácio do Planalto que, quando participam de eventos do governo, chegam a ser confundidos pela equipe de Lula. Há relatos de constrangimento.

A Coluna do Estadão mostrou em maio de 2023, no início do primeiro ano da gestão petista, que o Congresso já alertava Lula sobre o risco de ficar afastado de parlamentares. O presidente da República foi aconselhado a se reunir, por exemplo, com lideranças do Senado a cada 15 dias, o que nunca aconteceu.

Veja também

Descoberta misteriosa em Frankfurt guarda enigma religioso

Alguns acreditam que inscrição de prata de 1.800 anos seria a mais antiga evidência da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!