O presidente Lula da Silva (PT) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) estão praticamente na mesma situação quando o assunto é popularidade na cidade de São Paulo, a pouco mais de um ano da eleição municipal, segundo levantamento feito entre os dias 21 e 24 de setembro pelo instituto Paraná Pesquisas.
Eles são apontados como dois dos principais padrinhos na disputa pela prefeitura da maior cidade do país – outro cabo eleitoral relevante deve ser o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Segundo a pesquisa, Lula tem a sua gestão aprovada por 59,8% dos paulistanos, enquanto 37,4% a desaprovam e outros 2,7% não souberam ou não quiseram opinar.
Tarcísio tem números parecidos: o seu governo é aprovado por 63,4% dos eleitores da cidade e reprovado por 32,1% — outros 4,5% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar.
Quando o eleitor é convidado a dizer como avalia as gestões, a diferença mais significativa se dá no percentual de ruim ou péssimo: a gestão Tarcísio é classificada assim por 19,5% dos entrevistados, enquanto a de Lula recebe a mesma avaliação de 28,6% dos pesquisados.
No caso de Lula, 40,0% consideram a sua gestão ótima ou boa, enquanto 30,2% dizem que ela é regular.
Com Tarcísio, a taxa de ótimo/bom é de 41,9% e a de regular, de 36,9%.
Candidatos
A mesma pesquisa mostrou que os dois principais candidatos à prefeitura, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e o prefeito Ricardo Nunes (MDB), estão em empate técnico — leia a matéria completa aqui.
Boulos terá o apoio de Lula, enquanto Nunes conta com a aliança com o governador.
A pesquisa ouviu 1.066 eleitores na cidade de São Paulo. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.