Na manhã deste sábado (22), Lula foi recebido pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e segundo Plinio Teodoro, da revista Fórum que cobre encontro, aos gritos de “olê, olê, olê, olá” e “guerreiro do povo brasileiro” das pessoas que acompanhavam a cerimônia de boas-vindas com honras militares na Praça do Império, em Lisboa.
Esse foi o primeiro compromisso oficial da extensa agenda de Lula neste sábado, que prevê encontros com autoridades e assinaturas de acordos e atos de trabalho conjunto, especialmente na área de cultura.
Diante das ameaças de protesto por declarações do presidente brasileiro sobre a Guerra na Ucrânia, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, reuniu-se nesta sexta-feira (21), na Embaixada do Brasil em Lisboa, com representantes da comunidade de ucranianos em Portugal.
Macedo recebeu uma carta que foi entregue e lida por Lula. O ministro ainda afirmou que, por determinação do presidente, o assessor especial para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, viajará a Kiev para um encontro com o presidente Volodymyr Zelensky.