terça-feira 19 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / Lula e primeiro-ministro da Espanha reforçam colaboração entre os dois países
quarta-feira 6 de março de 2024 às 14:08h

Lula e primeiro-ministro da Espanha reforçam colaboração entre os dois países

DESTAQUE, MUNDO, NOTÍCIAS


Em coletiva de imprensa realizada no Palácio do Planalto, o presidente Lula da Silva (PT) o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, destacaram nesta quarta-feira (6) a necessidade de enfrentar o extremismo, racismo e discursos de ódio. Os líderes assinaram atos de cooperação entre Brasil e Espanha, sublinhando interesses comerciais sólidos e o desejo de fortalecer os vínculos bilaterais.

Lula, ao abordar questões de discriminação racial e xenofobia, citou episódios recentes, inclusive na esfera esportiva, sem mencionar explicitamente o jogador Vinicius Jr, astro do Real Madrid e alvo frequente de atos racistas em estádios espanhóis. O ex-presidente ressaltou a importância de projetos sociais inclusivos na construção de sociedades prósperas e democráticas.

Os desafios compartilhados entre os países, como regulação da inteligência artificial, enfrentamento às mudanças climáticas e tributação de superricos, foram destacados por Lula, que enfatizou a necessidade de união entre os democratas para enfrentar o extremismo e a disseminação de notícias falsas.

Sánchez reforçou a intenção de institucionalizar um mecanismo de diálogo entre Brasil e Espanha. Ele sublinhou a importância de defender a democracia contra ataques de extremistas, mencionando os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 em Brasília.

Sánchez destacou o Brasil como um destino atrativo para investimentos espanhóis e reconheceu o potencial de cooperação para o desenvolvimento sustentável entre os dois países. Agradeceu também os esforços de Lula na condução do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, atualmente em fase de revisão, sem perspectiva imediata de entrar em vigor.

Veja também

Com Lei do Combustível do Futuro, Brasil pode virar potência mundial, diz Embraer

No dia 8 de outubro de 2024, o Brasil deu mais um passo na transição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!