A oposição ao governo Lula na Câmara vai cobrar um posicionamento do presidente após os ataques terroristas registrados em Israel, nos últimos dois dias. Os deputados prometem requerer que o Brasil condene os atos do Hamas, classificado como ‘sem precedentes’ no histórico do conflito envolvendo o país.
No sábado (7) Lula se manifestou por meio de uma mensagem na redes sociais repudiando os ataques e afirmando que é necessário trabalhar por um “Estado Palestino economicamente viável” e “dentro de fronteiras seguras”.
O presidente disse ainda que o Brasil não poupará esforços para evitar a escalada do conflito. Atualmente, o país está no comando do Conselho de Segurança da ONU, o que será aproveitado pela oposição na pressão por um posicionamento contrário ao Hamas.
“O que a gente espera é que o governo brasileiro inclua o Hamas como grupo terrorista. Até agora não deixaram isso claro, como já acontece na União Europeia e nos Estados Unidos. É preciso uma condenação expressa do Hamas”, comentou o ex-presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Israel, o deputado Sóstenes Cavalcante.