quarta-feira 20 de novembro de 2024
Presidente da Colômbia, Gustavo Petro, em reunião com Lula no Palácio da Alvorada — Foto: Governo da Colômbia/Reprodução
Home / DESTAQUE / Lula e Petro, da Colômbia, articulam reunião regional para debater seca na Amazônia
quinta-feira 19 de outubro de 2023 às 15:08h

Lula e Petro, da Colômbia, articulam reunião regional para debater seca na Amazônia

DESTAQUE, MUNDO, NOTÍCIAS


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou nesta quinta-feira (19) com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, a respeito da seca que atinge a região da Amazônia.

De acordo com nota do governo brasileiro, Petro propôs uma reunião entre Brasil, Colômbia, Equador e Venezuela – países cujos territórios são cobertos pela floresta – para “formular um plano comum para enfrentar” a estiagem histórica na região, diz Guilherme Mazui, do portal g1.

No Brasil, o estado do Amazonas enfrenta uma seca que fez os rios Negro e Solimões atingirem níveis mais baixos em 121 e 55 anos, respectivamente.

Lula conversou com Petro da residência oficial do Palácio da Alvorada. O presidente está há quase três semanas sem ir ao Palácio do Planalto, sede do Executivo, em razão de cirurgias que realizou no quadril para tratar uma artrose, e nas pálpebras.

O presidente tem realizado reuniões por vídeo e presenciais com ministros e telefonado para outros chefes de Estado e de governo.

Guerra no Oriente Médio

O Planalto informou que Lula e Petro concordaram sobre a necessidade de encerrar o conflito entre Israel e Hamas, no Oriente Médio.

O Brasil tentou, sem sucesso, aprovar no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) uma resolução que defendia a abertura de corredor humanitário entre a Faixa de Gaza e o Egito.

Segundo a nota, os presidentes também celebraram o acordo entre governo da Venezuela e a oposição do país para viabilizar a realização de eleições livres no próximo ano.

Veja também

Vereador Alexandre Aleluia critica preço de R$ 100 para estacionar na Fonte Nova em partida da Seleção Brasileira

O vereador Alexandre Aleluia (PL) criticou, na noite desta terça-feira (19), a cobrança de altos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!